segunda-feira, 3 de maio de 2010

Como funciona um servidor de impressão???


Um servidor de impressão é um componente de um sistema computacional destinado a controlar os comandos e tarefas de impressão enviadas para uma impressora (de rede) por diferentes aplicativos ou estações de trabalho que competem entre si pelo recurso. Pode ser um equipamento específico (hardware) ou um artifício de programação (software) que usa os recursos disponíveis no exercício dessa função. Sua principal importância é poder gerar um local centralizado na rede para impressão de arquivos, gerando controle e definindo prioridade de serviços. Um servidor de impressão é recomendado para grandes redes, com mais de 10 computadores compartilhando a mesma impressora. Para redes menores utilizamos o compartilhamento de impressora gerenciado pelo Sistema Operacional.

Para configurar a máquina como um servidor de impressão, ela deve possuir uma impressora local configurada.

Vou colocar um exemplo se um servidor de impressão com o DPR-1061 da D-Link:

O servidor de impressão DPR-1061 possui 2 portas USB 2.0 e 1 porta paralela, o que o transforma em uma solução ideal para o escritório, a escola e a empresa. As portas permitem conectar impressoras ou multifuncionais com scanner e fax à rede. Sua configuração é simples e seus recursos de alto desempenho na rede permitem compartilhar os periféricos com outros computadores em rede o que reduz o tempo necessário de envio de trabalhos para o servidor de impressão.

O DPR-1061, foi testado em diferentes modelos de impressoras, oferece um alto nível de compatibilidade. Ele permite compartilhar as impressoras entre os diferentes usuários dentro da rede. Desta forma, a impressão é transparente para cada um deles; controlam facilmente a digitalização de documentos ou fotografias, diretamente do seu posto de trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário