sexta-feira, 11 de junho de 2010

Racks, blades e torres para servidor


Ao contrário dos desktops, que utilizam gabinetes do tipo torre, os servidores utilizam tradicionalmente gabinetes 1U, 2U, 3U, 4U ou 6U, que são instalados em racks. Os números que dão nomes aos formatos dos gabinetes indicam justamente o número de baias que eles ocupam nos racks. Os gabinetes 1U ocupam uma única baia, os 2U ocupam duas e os 4U ocupam quatro, sendo que um rack de tamanho padrão possui até 42 baias

Escolhendo a altura do rack

A altura é definida em UNIDADES PADRÃO DE ALTURA U: 1U = 44,45mm.

Relacione os equipamentos com suas respectivas Us de altura.

Avalie necessidades de visualização, operação, e manutenção de cada equipamento.

Lembre-se que certos equipamentos demandam espaços estratégicos, dentro e fora do rack.
Economizar espaço no rack pode significar comprometimento das necessidades, gerando dificuldades e desconforto para o funcionamento da instalação.

Dimensione espaços para possíveis expansões, painéis de alimentação e serviço, identificação, e ventilação. Recomenda-se, sempre que possível, o mínimo de 1U livre entre cada equipamento para ventilação.

Some os Us, e procure a dimensão igual ou imediatamente superior ao resultado obtido.
Dimensionando a profundidade
A profundidade é definida em mm.

Verifique qual dos equipamentos é o mais profundo.

Avalie necessidades de operação e manutenção.
Recomenda-se espaços para possíveis expansões, e o mínimo de 80mm, além do dimensionado, para cabeação e instalação de calha de alimentação.

Procure a dimensão padronizada igual ou imediatamente superior ao resultado obtido.

Dimensionando a largura

A maioria dos equipamentos são padronizados na largura útil de 19", outras larguras são fabricadas sob encomenda.
Outros cuidados antes de projetar
Verifique se a alimentação chega pela parte superior ou inferior do rack. Bases, fundos e/ou tampos deverão permitir o acesso dos cabos.
Recomenda-se atenção na fixação dos racks, nos casos em que o acesso dos cabos seja por canaletas no piso;

Avalie previamente necessidades de espaço em torno dos racks. As distâncias entre os racks e eventuais obstáculos ou paredes deverão ser consideradas afim de atender as necessidades de instalação, operação, e manutenção;

Recomenda-se o mínimo de 120cm entre fileiras de racks montados lado a lado;

Racks montados lado a lado dispensam laterais intermediárias, bastando-se um único par para o fechamento externo;

Avalie a necessidade de exaustão. Algumas instalações exigem exaustão forçada.


Faça as contas


Utilize racks cujo plano frontal de montagem de equipamentos não faça parte da estrutura, sendo regulável a sua instalação ao longo da profundidade.
Racks cujos planos frontais de montagem fazem parte da estrutura impedem a utilização de porta frontal, obrigando-se a compra de um segundo plano de montagem, para que os cabos e componentes externos dos equipamentos, fixados no plano, permitam o fechamento da porta frontal.

Solicite ao seu fornecedor que lhe forneça a configuração já devidamente montada. É mais seguro e econômico receber o rack com painéis, bandejas, calhas de alimentação, planos de montagem devidamente posicionados, e todos os acessórios montados no rack. Poucos clientes se dão conta deste serviço associado, que pode ser oferecido e, que dispensa mão de obra de instalação.

0 comentários:

Postar um comentário