sexta-feira, 9 de julho de 2010

Receita Federal alerta para fraudes nas compras pela internet


Parece muito prático e de fato é: fazer compras pela internet. Com o crescimento de fraudes nesse tipo de comércio, a Receita Federal resolveu fazer um alerta.

A Receita chama a atenção do público para a necessidade de se conhecer melhor a idoneidade da fonte comercial. Entre as irregularidades mais comuns, a inexistência de vendedor, a falta de entrega do produto e a emissão de nota fiscal falsa.

Outro alerta da Receita: os consumidores devem desconfiar de preços muito baixos e o pedido de depósito em contas de titularidade diferente da que se apresenta como vendedor, assim como avaliações favoráveis sobre a empresa.

Ficar atento a todos os detalhes é a única forma de fazer uma compra segura.

Atenção antes da Compra

  • Mantenha seu computador protegido, com softwares de segurança - antivírus, anti-spyware, anti-spam e firewall - atualizados. Mantenha o sistema operacional atualizado, também. Se você não se sentir seguro para fazer as configurações, consulte o fabricante ou um especialista (Terra Tecnologia);
  • Não abra e-mails de procedência duvidosa e evite clicar em links enviados por e-mail. A curiosidade é a porta de entrada dos fraudadores para instalar programas espiões que roubam senhas e outros dados de seu computador (e-bit);
  • Procure comprar de uma loja renomada e conhecida, que tenha presença forte na internet. Algumas lojas são um verdadeiro shopping virtual e passa-se horas virando páginas (Formatto). Dê preferência àquelas que já foram utilizadas por amigos ou parentes (e-bit);
  • Não forneça sua senha para qualquer pedido de cadastramento ou recadastramento, nem para pessoas desconhecidas ( Terra Tecnologia);
  • Use seu proprio computador - Compras on-line não devem ser feitas em qualquer computador, prefira o computador de sua casa ou trabalho. A probabilidade da estação de trabalho de sua empresa estar atualizada e livre de software malicioso é maior do que de um computador de uma “Lan House” ou estabelecimento similar (Publique PUC-Rio).
  • Verifique se o site em que você quer fazer compras oferece outros meios de contato, como um telefone ou endereço físico (Terra Tecnologia); Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Clique no link “onde encontro”, depois em “CNPJ/CGC”, “consulta cadastros” e “consulta situação cadastral”. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra (e-bit).
  • Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa. A e-bit, por exemplo, disponibiliza a avaliação dos consumidores que realmente efetuaram compras nas lojas conveniadas ao selo de certificação e-bit no site e-bit. Outros exemplos são os sites NuncaMais e o ReclameAqui.

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